fbpx

Como ser otimista em tempos de quarentena e Coronavírus?

Eu costumo dizer que ser otimista no Brasil, é um ato revolucionário. Afinal, é muito fácil, com o perdão do trocadilho, se deixar “contaminar” pelo pessimismo.

A grande verdade, caro leitor, cara leitora, é que ter uma mente positiva, é muitas vezes um ato encarado como transgressor, e até mesmo “mal visto”.

No entanto, no fundo, você que me lê sabe que não é bem assim.

É claro que o contexto atual é extremamente preocupante. Vidas estão se perdendo, economia em baixa, preocupação, medo. Contudo, você já parou para pensar que, como todo “furacão”, isso tudo vai passar e teremos que superar a crise?

Já imaginou como este furacão pode se prolongar, se você se afundar na negatividade?

Encarar a situação de frente, é o que temos a fazer e manter sua mente com pensamentos claros, sendo otimista, é o primeiro passo para vencer uma crise.

Aliás, tem uma crise que está ainda mais próxima e que talvez você ainda não tenha se dado conta: aquela consigo mesmo (a)!

Mas, como ser otimista em tempos de quarentena e Coronavírus? Como manter o ânimo? Como buscar motivação? Eu vou te explicar a seguir, vem comigo!

Otimista em tempos de quarentena: seja luz

Otimista na quarentena

Eu poderia ficar horas do meu dia, me lamentando e sofrendo por tudo o que tem acontecido no mundo, de ruim, antes mesmo da pandemia. Contudo, alguma reclamação e lamento teria mudado o rumo da história?

É claro que sofremos, que ficamos sentidos, somos humanos e não “pedras de gelo” sem coração.

Porém, há coisas que não estão em nosso controle. Já o que está, cabe a nós resolver, e é exatamente este o convite que te faço neste momento.

Fazer o isolamento social, sobretudo, é um exemplo de coisas que estão no nosso controle. Faça sua parte. Porém, quando se sentir desmotivado (a), perdido (a), imerso (a) na negatividade, siga algumas dicas a seguir:

  • Mantenha seu ânimo

Antes de mais nada, sabia que a  palavra ânimo vem do latim animus? Significa a alma, simplesmente a morada dos pensamentos e das suas emoções.

De acordo com as minhas pesquisas, você não gostaria de ter “seres” negativos e maléficos dentro do seu lar, não é mesmo?

Então, se houver negatividade habitando sua alma, livre-se dela agora mesmo. Nutra sua mente, cuide da saúde mental. Afinal, manter seu ânimo em tempos como agora, é fundamental para seguir e suportar a crise.

  • Explore o que você tem de melhor

Desligue-se dos noticiários negativos por algum tempo que seja, e explore ao máximo os seus talentos e aquilo que você tem de melhor. Você sabe, dentre minhas várias e multifacetadas aptidões, uma delas é ser mágico. O que eu fiz e continuo fazendo durante a quarentena? Explorando ao máximo meus conhecimentos e compartilhando com as pessoas.

Reconheça seu talento e perceba o quanto você pode ser útil para si mesmo (a) e para o próximo! Ajude as pessoas (mesmo a distância) e se ajude.

  • Se ocupe e não se cobre tanto

Também sou palestrante, como todos sabem. Atuo ministrando técnicas revolucionárias de vendas, produtividade e motivação, dentre tantos outros temas relacionados.

E do alto da minha experiência de tantos anos, sei que a queda de produtividade é um dos fatores que mais preocupam as empresas e colaboradores em geral.

Porém, se exatamente agora você tem notado uma queda em sua produtividade, saiba que isso é normal e extremamente compreensível. Nossa cabeça fica “a mil” com todos os problemas que estão ocorrendo.

Focar pode muitas vezes ,ser uma missão quase impossível, ainda mais para quem tem filhos correndo em casa o dia todo, e não está acostumado com home office.

Portanto, não se cobre tanto. Vá se adaptando aos poucos, é um mundo completamente novo para todos nós, mas, cada um no seu ritmo, aprenderá a lidar melhor com a realidade.

Só não deixe de se ocupar. Assim, você verá que é possível ser otimista em tempos de quarentena, SIM!

Aliás, além do trabalho e demais obrigações cotidianas, em contrapartida você pode aprender algo novo.  Algo que seja capaz de ainda por cima amenizar as coisas, acalmar as crianças e entreter a família. Sabe como?

Clique no link abaixo e descubra:

Quero aprender algo novo na quarentena 

Pra encerrar, deixo duas frases pra te inspirar. Tem uma que gosto muito de dizer, que é mais ou menos assim:

“Se você colocar sua mão no mais poderoso microscópio do mundo, você vai descobrir que sua mão é vazada. Somos bolha de energia. Estamos sempre emitindo e recebendo um sinal.”

A outra, finalmente, é do escritor Caio Fernando Abreu:

Aprendi, que a vida, apesar de bruta, é meio mágica. Dá sempre pra tirar um coelho da cartola.

× Nosso Whatsapp: 11 99157-4556