fbpx

Lições de Star Wars- 5 dicas para aplicar na vida e nos negócios

Lições de Star Wars

Quais lições tirar de Star Wars?

O que sabemos, é que inegavelmente, se trata de um dos maiores fenômenos de todos os tempos. Seja no segmento de entretenimento, cinema ou de arte em geral. O enredo pode, a princípio, parecer bem simples.

Eu disse parece? Na verdade, ele é. Antes de mais nada, saiba que  fórmula  adotada na saga, rendeu até hoje, lucro de aproximadamente 30 bilhões de dólares.

O enredo traz personagens que, de certa maneira, se identificam com todos nós. Tem a princesa que está em apuros, sendo submetida aos perigos mais tenebrosos.

E, acima de tudo, tem aquele mestre sábio, que sempre nos leva a refletir e desenvolver nosso conhecimento e habilidades. E ainda há espaço, obviamente, para o vilão que aterroriza a todos, e o mocinho ou se você preferir, o cowboy corajoso.

George Lucas, o nome por trás de todo o universo de Star Wars, lançou mão da  “jornada do herói”. Chamada de “simplória” por muitas pessoas, foi com essa estratégia narrativa que George Lucas brilhou.

Ele simplesmente emplacou de vez no ano de 1977. Foi quando ele soltou pela primeira vez a frase “Há muito tempo atrás numa galáxia muito distante”.

O resto, é história, literalmente! A batalha entre siths e jedis, a partir daquele momento, deixava de ser um projeto pessoal do diretor George Lucas, e se tornou uma das franquias mais ousadas, conhecidas e lucrativas de todos os tempos.

Você aí do outro lado deve até pensar:

“Tá, mas o que isso pode acrescentar em minha vida? Em minha carreira, negócios e sobrevivência em tempos de pandemia?”

Eu vou te responder a seguir, com 5 lições de Star Wars, me acompanhe!

5 lições de Star Wars : extraindo ensinamentos do mundo Jedi

Listei alguns ensinamentos para você aplicar, tanto em sua vida pessoal, quanto profissional e todas as esferas de sua existência, ilustre Padawan leitor (a):

  • Atue na vida como um verdadeiro Jedi

A arte imita a vida? A vida imita a arte? Pois bem, será mesmo que a ordem dos fatores, nesse caso, faz alguma diferença? O que eu quero dizer é que no cenário atual, temos que lutar para nos tornarmos um Jedi. O que implica em fazer vários sacrifícios, e nos sentirmos merecedores de nossas vitórias e conquistas.

  • Treine, faça, persista – uma das lições de Star Wars mais impactantes 

Charles Chaplin certa vez disse: “A persistência é o caminho do êxito”. Busque o conhecimento, o que não está no senso comum, esforce-se, treine, treine e treine de novo- este é um dos princípios do cavaleiros Jedis.

Antes de mais nada, Como diz Lucas:

“Se você quer ser bem sucedido em uma área particular, perseverança é umas das qualidades principais”. Uma das lições de Star Wars que você deve levar sempre consigo.

  • Lições de Star Wars : arrisque no inusitado

“Ou faça ou não faça, não existe tentativa”. E digo mais, faça de um jeito que ninguém jamais ousou antes. Em Star Wars, há um verdadeiro mix inusitado de  faroeste e samurais com androides e aviação militar. Ou seja, em um primeiro momento pode não fazer muito sentido, mas o sucesso de público, crítica e saldo na conta bancária dos envolvidos faz, e muito. Anote, essa é uma das mais poderosas lições de Star Wars.

  • Faça o simples

Pode parecer contraditório, mas, mesmo no inusitado, no diferente, você pode (e eu diria, deve) ser simples.

Como falei no primeiro parágrafo desse artigo, a jornada do herói é apontada como algo extremamente simples, contudo, é uma fórmula praticamente infalível.

  • Compartilhe o conhecimento

Essa dica vem diretamente de Yoda. Contudo, é a sua fala ao personagem Luke Skywalker ,antes de morrer, incentivando que ele se torne um mestre e mantenha viva a cultura Jedi: “Sempre passe adiante o que aprendeu”.

Que tal aproveitar a aprendizagem do post de hoje e compartilhar seu conhecimento? Mande esse artigo para seus amigos e amigas!

× Nosso Whatsapp: 11 99157-4556