O pós-não-venda - o que fazer quando o cliente não fecha negócio?
A mágica que faltava no seu negócio

(11) 3772-6645 / (11) 99157-4556 contato@paulejack.com

O pós-não-venda – o que fazer quando o cliente não fecha negócio?

Por Paul Friedericks, 17/08/2018 em Vendas

O pós-não-venda – o que fazer quando o cliente não fecha negócio?

O pós-não-venda faz parte de suas estratégias de vendas? Se não faz, já vou logo te avisando: você está perdendo oportunidades incríveis de negócios.

Ou você e sua equipe de vendas estão pensando que o trabalho de vendas se encerra quando fechamos negócios, apenas?

Uma das minhas sacadas mais apreciadas nas palestras de vendas, envolve o antes da venda, o durante e o depois da venda. Mas eu vou além! Abordo também o pós-não-venda.

O que fazer quando o cliente não fecha negócio? Eu vou te contar este segredo a seguir, basta me acompanhar!

Utilizando o não em seu favor

O que a maioria dos vendedores fazem, quando são malsucedidos em suas empreitadas de vendas? Alguns, desanimam, outros, deixam o cliente que escapou de lado e seguem o fluxo.

Qual dos dois estão certos? Na verdade, nenhum dos dois! É preciso que ao receber o não do cliente, reverta-se o quadro e usá-lo em seu favor.

“Mas, Paul! O cara não fechou o negócio, como não desanimar e não desistir?”. Primeiramente, busque entender os motivos que levaram o cliente ao não. Faça uma autoavaliação e se pergunte se você não deixou brechas, dúvidas, ou ainda se deixou a desejar no que diz respeito ao atendimento.

Se identificar alguma falha, trabalhe para melhorar nestes pontos onde há a carência encontrada. Isso fará com que o vendedor aperfeiçoe suas técnicas de vendas e obtenha melhores resultados futuramente.

O pós-não-venda é um período onde o vendedor ou equipe poderá, ao invés que forçar a venda e insistir, educar o cliente e mantê-lo em seu contato. Como? Seja por meio de estratégias de marketing de conteúdo, dando a ele soluções aos problemas que ele enfrenta, por meio de e-books e produtos gratuitos, ou demais estratégias (e-mail marketing, por exemplo).

A dica infalível é: você precisa construir um relacionamento com os potenciais clientes!

A venda morta: quando seu cliente compra do concorrente

A psicologia reversa no pós-venda é quando você demonstra total atenção e cuidado com o cliente mesmo quando ele não te contrata, não compra de você ou fecha um negócio com o concorrente.

Eu, por exemplo, 2 dias após a suposta “não contratação”, eu mando um cartão postal dizendo: “Olá, como foi o evento? Espero que tenha sido tudo ok. Ano que vem, conte conosco. Estou aguardando a minha vez.”

Você ão faz ideia das respostas que venho recebendo por causa disso. Porque se o cliente nunca recebe nada após a contratação, imagina receber de quem nem foi contratado?

Dou alguns exemplos neste vídeo:

Envie um postal de ano novo, natal ou data comemorativa (aniversário do cliente, etc.). Diga que está aberto a fechar um negócio com ele num futuro próximo.

Não feche as portas, deixa-as entreabertas, pois quando o cliente se sentir seguro e convencido de que o seu produto ou serviço é a melhor opção, ele mesmo virá até você!

Nas minhas palestras de vendas abordo sacadas incríveis nesse sentido, muitas vezes desconhecidas pela maioria dos vendedores. Quer entender melhor?



TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – POLÍTICA DE PRIVACIDADE

× Nosso Whatsapp: 11 99157-4556