O poder da empatia | Palestras Paul&Jack
A mágica que faltava no seu negócio

(11) 3772-6645 / (11) 99157-4556 contato@paulejack.com

O poder da empatia

Por Paul Friedericks, 06/04/2015 em Motivação

O poder da empatia

Um dos tópicos que abordo com muito entusiasmo em minha Palestra Motivacional diz respeito à EMPATIA.

Da palavra grega EMPATHEIA, formada por EM = “em” mais PATHOS = “sentimento, emoção”, tem como base fundamental a ideia de estar “dentro” do sentimento alheio.

Em outras palavras é a capacidade de um indivíduo se colocar no lugar de outro. Parece relativamente fácil, mas não é tanto assim, pois o segredo consiste em se colocar EMOCIONALMENTE no lugar do outro.

Caso contrário estaríamos experimentando algo parecido com SIMPATIA e não EMPATIA.

Levando-se em conta que não existem seres humanos iguais

Essa parece ser então uma tarefa bastante árdua, pois é fácil concluir que seria preciso conhecer muito bem cada pessoa se quisermos exercitar a empatia, não?

A dica que quero transmitir é relativamente simples. A regra básica é conhecida como “regra de ouro” e diz substancialmente que devemos fazer aos outros apenas aquilo que gostaríamos que fizessem a nós se estivéssemos na mesma situação.

Obviamente que num ambiente de trabalho você poderá ir mais a fundo. Você conhece melhor seus colegas e terá a oportunidade de exercitar bem mais amplamente esse conceito.

Mas o conceito de EMPATIA está mais presente em nosso dia a dia do que nos damos conta. Vejam por exemplo os comerciais de TV. Percebam que, conscientemente ou não, sempre nos colocamos no lugar dos protagonistas dos anúncios. E, é claro, gostaríamos de aproveitar ao máximo aquelas ofertas.

As fotos colocadas nos maços de cigarro são outro exemplo de como podemos usar a EMPATIA para influenciar ou mudar hábitos.

Num experimento em um estacionamento de loja, as vagas para deficientes quase sempre eram desrespeitadas. Mesmo com o aviso de proibido estacionar. Porém, ao se colocar uma foto de um cadeirante com os dizeres “agradeço por respeitar minha vaga”, nunca mais isso aconteceu. Pense nisso!

 

 

Siga-me no Facebook     Pergunte-me algo via Twitter

Inscreva-se para mais vídeos     Conecte-se com Paul&Jack no Linkedin

Inscreva-se para mais dicas     Conecte-se com Paul&Jack no Google+

 



TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – POLÍTICA DE PRIVACIDADE

× Nosso Whatsapp: 11 99157-4556