Sua equipe é formada por atletas da vida real? | Palestras Paul&Jack
A mágica que faltava no seu negócio

(11) 3772-6645 / (11) 99157-4556 contato@paulejack.com

Sua equipe é formada por atletas da vida real?

Por Paul Friedericks, 11/08/2015 em Motivação

Sua equipe é formada por atletas da vida real?

Nos esportes, muitas vezes se fala que os atletas têm mais determinação do que qualquer outro tipo de pessoa. Isso porque eles são jogadores, e usam até a última gota de energia para alcançar o seu melhor desempenho. Para esses jogadores, a derrota pode ser intensamente dolorosa. O trabalho do treinador aqui é inspirar a motivação e usá-la para maximizar o desempenho da equipe, que deve buscar incansavelmente o sucesso, independentemente dos obstáculos que encontram no caminho.

A motivação vem de dois lugares:

  1. Intrínseca: que vem de dentro
  2. Extrínseca: que vem de forças externas

Como líder, é fácil contar com incentivos e outras motivações extrínsecas – “Se você fizer X, você terá Y”. Mas os melhores treinadores do campo de futebol e os melhores líderes no mundo corporativo entendem que, para construir uma cultura verdadeiramente vencedora, você precisa desenvolver a motivação intrínseca. Os treinamentos motivacionais Paul&Jack costumam mostrar que o importante é fazer a equipe realizar um grande trabalho por amor ao próprio trabalho, e não porque eles vão receber um troféu no “final do jogo” ou ganhar uma citação no próximo jornalzinho da empresa.

Mas como plantar essa paixão?

Fazer uma ligação entre a pessoa e o sucesso da equipe

A motivação dá um salto quando os atletas sabem que suas ações podem fazer a diferença entre uma vitória da equipe ou uma perda. No campo, isso pode ser bem claro. Já no trabalho, a ligação entre o trabalho de um empregado ao sucesso do negócio pode ser menos óbvia, mas os funcionários devem entender a importância da sua contribuição para o sucesso do seu departamento e da empresa como um todo.

 

 

Pequenas vitórias levam a grandes conquistas

Um segredo dos atletas de sucesso é a capacidade que esses têm de quebrar objetivos em partes menores. Em vez de se concentrar no sonho de quebrar um recorde, eles se concentram nos pequenos passos que irão ajudá-los a chegar lá – aumentando a sua quilometragem aos poucos, como levantar mais peso na aula de musculação ou mesmo fazer algo tão simples como beber mais água todos os dias.

As pessoas muitas vezes ficam desanimadas quando são confrontadas com um grande desafio. Mas quer um conselho? Reformular metas em desafios menores pode ser a resposta. Isso traz resultados visíveis que podem se chamar “pequenas vitórias”. Essas pequenas vitórias permitem que a equipe se concentre em fazer um progresso constante, e motiva-os a continuar trabalhando nisso para um objetivo maior.

Os esforços valem mais que o resultado

Reconhecer as contribuições dos funcionários, sejam elas grandes ou pequenas, soa como algo extremamente positivo. Mas é essencial ter em mente que é melhor recompensar o esforço do que a pessoa. Elogios exagerados podem parecer um “Você é demais” ou “você é a estrela da empresa”. Isso, por incrível que pareça, diminui a motivação.

Você sabia?

Pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que crianças que são elogiadas pelo desempenho, como “parabéns, você se esforçou muito para isso” em vez de ter elogios como “Você é muito inteligente” são mais propensas a abraçar tarefas desafiadoras no futuro. Claro, a sua equipe não é formada por crianças, mas a ideia é exatamente a mesma: o esforço no trabalho ajuda um funcionário a entender o que o fez alcançar o sucesso.

A motivação intrínseca é essencial para equipes de alto desempenho. Os líderes que entendem a diferença entre motivação interna e externa, e sabem como aproveitá-las, têm uma grande vantagem sobre a sua concorrência.

 

 

Siga-me no Facebook     Pergunte-me algo via Twitter

Inscreva-se para mais vídeos     Conecte-se com Paul&Jack no Linkedin

Inscreva-se para mais dicas     Conecte-se com Paul&Jack no Google+

 



TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – POLÍTICA DE PRIVACIDADE

× Nosso Whatsapp: 11 99157-4556