Você sabia que existe um erro grave, que empresários e líderes cometem, que pode custar o resultado de qualquer empresa? E sabe qual é este erro? Preocupar-se em conquistar o cliente externo, esquecendo de um passo prévio, deixado de lado por muitas organizações.
Continue a leitura do artigo para conhecer qual passo é esse!
Por que empresários e líderes deveriam se preocupar mais com sua equipe?
Apesar de conquistar o cliente externo ser a premissa básica da maioria das empresas, existe um passo prévio que deve ser feito antes: se preocupar com o seu cliente interno, ou seja, sua própria equipe.
Muitos empresários e líderes se preocupam tanto com o cliente que se esquecem de avaliar se estão cuidando bem da equipe, afinal, são eles que produzem os resultados.
Existem algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para avaliar se está fornecendo tudo o que o seu time precisa para desenvolver um grande trabalho:
- Você conversa com seus colaboradores, os compreende e os conhece muito bem?
- Costuma fornecer feedbacks assertivos que os ajudem a crescer?
- Há uma cultura muito bem definida na sua empresa? Se sim, você divulga isso para seus funcionários?
- Consegue manter um clima organizacional satisfatório?
- Incentiva seus funcionários a se capacitarem constantemente?
- Você realiza treinamentos recorrentes que os ajudem a se desenvolver profissionalmente e pessoalmente?
Todos estes elementos contribuem para a formação de um time unido e mais produtivo.
Por isso, se você quer ser um líder de verdade com uma equipe que se conecte com você e que produza mais, você precisará propiciar um ambiente no qual eles possam se sentir valorizados, respeitados e com voz.
Estudos comprovam que uma equipe onde o líder sabe ouvir as ideias é mais conectada, pois as pessoas se sentem valorizadas.
Não se preocupar com sua equipe é um erro grave que empresários e líderes cometem
Pessoas são movidas por emoções. Logo, para que empresários e líderes consigam criar equipes mais bem-sucedidas, é necessário fazer algo básico: se importar com seus colaboradores.
Afinal, quando o time sente que o seu gestor se preocupa com o bem-estar deles, eles se tornam mais motivados e engajados para ajudar a empresa a alcançar qualquer objetivo.
O que você achou deste artigo? Compartilhe com aquele amigo líder que também precisa lê-lo.