Seja um líder modelo, não um ditador | Palestras Paul&Jack
A mágica que faltava no seu negócio

(11) 3772-6645 / (11) 99157-4556 contato@paulejack.com

Seja um líder modelo, não um ditador

Por Paul Friedericks, 21/10/2015 em Liderança

Seja um líder modelo, não um ditador

Liderar uma equipe é saber encontrar um equilíbrio e vestir diferentes “chapéus” em diferentes momentos. Às vezes, seus funcionários precisam que você haja como um verdadeiro professor e um bom ouvinte. Outras vezes, eles querem a imagem de um disciplinador, alguém que pode restaurar limites apropriados para determinadas estratégias dentro da empresa.

Fazer uma transição entre essas identidades e ainda se permanecer autêntico é o que vai fazer você ganhar o respeito dos membros da sua equipe. Esta é a chave para cada chefe, especialmente para os jovens empresários, alcançarem o sucesso de um líder dentro da empresa.

Quando você tem funcionários de todas as idades, às vezes é difícil encontrar o melhor método de liderança. Mas se você estabelecer autoridade, sem ser um ditador, vai começar a ganhar o respeito de seus funcionários ao invés de impor medo e falta de confiança. Seja um líder modelo a se seguir.

Quer saber como conseguir isso? Veja só:

Demonstre expectativas, sempre que possível

Se você levar o seu trabalho a sério, outros te seguirão. Acha se você achoa que só por que é um chefe pode sair sempre mais cedo sem dar satisfações a ninguém, seus funcionários vão notar. Como líder de uma equipe, você precisa definir o tom para seus funcionários. Quando você dá o exemplo, seus funcionários vão saber o que esperar de você.

Reconheça um bom trabalho quando vê um

Ninguém gosta de ser criticado o tempo todo. Às vezes, muitos se esquecem de reconhecer um bom trabalho, e seus funcionários começam a se sentir como se tivessem feito algo grande e você não foi capaz de reconhecer. Jamais deixe isso acontecer.

Seja acessível

Sabe aquela política de líder: “Estou sempre de portas abertas”? Faça ela explícita. A execução de uma empresa pelo medo só causa problemas maiores. E você não quer isso, não é? Se os seus funcionários têm medo de você, eles não irão até para você quando houver um problema real. Em vez disso, vão tentar corrigir por conta própria, o que pode trazer problemas adicionais.

Muitas vezes, permiti que o empregado discuta o problema com você pode tornar possível cortar o problema pela raiz, em vez de ter que tirar um extintor para apagar um incêndio enorme que poderia ter sido evitado. Deixe as pessoas da sua equipe saberem que você vai ser o seu parceiro na resolução de problemas.

Pare de dizer “Estou muito ocupado”, já

Cá entre nós, não há nada mais insultante que alguém sempre dizer que está muito ocupado para falar com você. E quando você fala isso para os seus funcionários, que está ocupado demais para conversar, ou que está sempre em reuniões ou telefonemas, traduz que a tal pessoa não é importante. Mas a verdade é que todos nós temos tempo para as coisas que são importantes para nós, e conversar com um funcionário é.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o blog Palestras Paul&Jack e aprenda mais dicas importantes sobre liderança.

 

 

Siga-me no Facebook     Pergunte-me algo via Twitter

Inscreva-se para mais vídeos     Conecte-se com Paul&Jack no Linkedin

Inscreva-se para mais dicas     Conecte-se com Paul&Jack no Google+

 



TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – POLÍTICA DE PRIVACIDADE

× Nosso Whatsapp: 11 99157-4556