O bom desempenho da equipe sem um líder humilde é incompleto | Palestras Paul&Jack
A mágica que faltava no seu negócio

(11) 3772-6645 / (11) 99157-4556 contato@paulejack.com

O bom desempenho da equipe sem um líder humilde é incompleto

Por Paul Friedericks, 21/04/2016 em Liderança

O bom desempenho da equipe sem um líder humilde é incompleto

Há uma série de teorias de liderança que abordam a literatura e a prática de comportamento organizacional. Uma delas é a “liderança situacional”, um conceito criado pelos psicólogos Paul Hershey & Ken Blanchard. Hoje, com este post, não quero trazer apenas mais um jargão ou teoria desse tipo.

Liderança situacional

A ideia de liderança situacional se refere ao fato de mudar o seu comportamento e desenvolver suas habilidades de liderança de acordo com a mudança de contexto. E, claro, seria impotente dizer que esse é o estilo mais eficaz de liderança – a capacidade de adaptação de acordo com a situação e as pessoas que você lida com elas. Isso porque, essencialmente, somos todos diferentes. O bom desempenho da equipe sem um líder humilde é incompleto.

Paciência e simpatia

Um líder sempre lida com pessoas diferentes, todos os dias. Por isso, precisa de um monte de qualidades, como a paciência, a capacidade de ouvir e de se comunicar, capacidade de aceitar as pessoas pelo que elas são e, na maioria das vezes, contornar uma situação para demonstrar simpatia. Na verdade, eu já conheci muitos líderes de alto nível durante minhas apresentações ao longo dos anos, com palestras, seminários e treinamentos. E a única coisa que eu encontrei comum em todos eles é que eles entendem as pessoas.

Digamos que cada pessoa ou organização tem um ‘núcleo’ e uma ‘periferia’. E a marca de um bom líder é que ele sabe que os membros da sua equipe não podem mudar o núcleo. Sendo assim, ele pode trabalhar em torno dele e ajustar a periferia em conformidade. E é assim que eles se adaptam. Eles não impõem. Eles compreendem e identificam o impulso certo para suas equipes.

Pense nisso. Quando você deixa alguém decifrar a profundidade de seu núcleo de personalidade? Para mim – seria humildade da sua parte a capacidade de interagir comigo, independentemente de suas barreiras de comunicação, como a distância do poder, status, idade, etc. Esta humildade é uma habilidade de vida muito crucial, principalmente na vida de um líder.

Humildade

Eu chamo essa habilidade de vida de algo muito importante porque ela pode ser desenvolvida. É uma virtude vale a pena cultivar. E você só vai saber como exonerar a sua vaidade ao mostrar humildade em locais onde são menos propensos a serem humildes. Essa é uma das melhores maneiras de exteriorizar o melhor nas pessoas. Olhe para o funcionário e pense como você pode aplicar a sua humildade para que ele confie em você, te admire e te siga. Tudo o que ele precisa é de um pouco de compreensão e compaixão para com os seus interesses. Isso é o que faz de você um líder completo.

Gostou do artigo? Deixe um comentário como suas opiniões.

E se você precisa de uma palestra extraordinária para transformar a vida da sua equipe e a sua também, conheça a palestra motivacional Paul&Jack.

 

 

Siga-me no Facebook     Pergunte-me algo via Twitter

Inscreva-se para mais vídeos     Conecte-se com Paul&Jack no Linkedin

Inscreva-se para mais dicas     Conecte-se com Paul&Jack no Google+

 



TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – POLÍTICA DE PRIVACIDADE

× Nosso Whatsapp: 11 99157-4556